WEBMAIL
Portal da Transparência
 
Quem Somos

HISTÓRICO

O SAMAE – SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO é uma Autarquia Municipal criada pela Lei Municipal nº 036/91 de 19 de novembro de 1991.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O sistema de abastecimento de água é composto por 3 nascentes (minas) e 3 poços tubulares profundos, com capacidade total de produção de 120 metros cúbicos/hora, atendendo 3.000 ligações de água, com percentual de cobertura de 100% de água tratada na zona urbana.

O tratamento da água é do tipo simples desinfecção com hipoclorito de sódio a 12% (cloro líquido). Também é realizada a fluoretação da água com Ácido Fluossilícico (flúor líquido) para a prevenção da cárie dentária.

O controle de qualidade da água é realizado no SAMAE por meio das medições dos parâmetros de cloro, cor, flúor, PH e turbidez e através de análises microbiológicas, organolépticas, físico-químicas e de pesticidas, realizadas no Laboratório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Paraná do Consórcio CISMAE, localizado na cidade de Maringá/PR.

A tarifa mínima de água para consumo até 10 m³ (10.000 litros) é de R$ 13,00 (treze reais).

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

O Município de Japurá foi contemplado recentemente com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento através da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, o que possibilitou o início, no mês de setembro/2012, da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, com a construção das lagoas de tratamento, emissário, interceptores, rede coletora e ligações domiciliares, com previsão inicial para atendimento de 60% da área urbana da cidade. A operação e manutenção desse sistema será de responsabilidade do SAMAE.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O SAMAE de Japurá conta com um quadro de 7 colaboradores, que trabalham para distribuir água tratada com o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde e prestar os melhores serviços à população Japuraense.